top of page

Diabetes na Cozinha

Siga nosso Instagram @diabetes.na.cozinha

Olá, tudo bem? Seja bem vindo. 

Se você chegou até aqui, significa que você tem interesse no mundo das pessoas que convivem com essa doença chatinha, mas, que pode ser levada numa boa, podemos dizer, uma vida normal.

Aqui, você vai encontrar informações relevantes, sempre atualizadas e conteúdo para quem quer prevenir a Diabetes e quem já convive com essa doença e quer obter um pouco de ajuda. E muito mais relacionado a nossa saúde em geral.

O foco principal, vai te deixar com água na boca. Então, se prepara porque você irá encontrar muitas receitas deliciosas, hein!

Fique a vontade, e nos deixe um breve comentário para que possamos melhorar nosso conteúdo cada vez mais.

Obrigado pela visita e sinta-se em casa! 

Até mais, tchau!

Dieta para Diabetes Gestacional

  • Foto do escritor: Diabetes na Cozinha
    Diabetes na Cozinha
  • 10 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Mario Carvalho | Novembro 10, 2018 (Atualizado)


Segundo a Federação Internacional da Diabetes a diabetes gestacional é uma condição caracterizada por uma glicemia elevada (açúcar no sangue elevado) que ocorre durante a gravidez. Esta condição ocorre em cerca de 4% de todas as gestações.

Praticamente todas as mulheres têm algum grau de intolerância à glucose devido as mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez. Isto significa que os níveis de açúcar no sangue podem estar mais altos que o normal, mas não tão altos que justifique um diagnóstico de diabetes. Durante o terceiro trimestre da gravidez estas mudanças hormonais colocam a mulher em risco de vir a desenvolver diabetes gestacional.


Existem algumas complicações inerentes à diabetes gestacional como por exemplo; mal formações ou aborto espontâneo, excesso de peso do feto o que aumenta os riscos de ocorrer um parto com complicações sendo por vezes necessário realizar cesariana. O peso excessivo no feto pode também levar a complicações imediatas do bebé após o nascimento.

No entanto, com tratamento adequado e acompanhamento devido, a mulher com diabetes gestacional pode ter uma gravidez e parto normal.


A sobremesa também pode ser preparada com adoçante, de preferência sem o submeter a altas temperaturas, uma vez que pode alterar o sabor. Por exemplo, para adoçar um bolo, pode confeccionar uma calda com o adoçante e posteriormente colocá-la por cima do mesmo, não correndo o risco de submeter o adoçante a altas temperaturas.


Alguns factores de risco conhecidos para desenvolver a diabetes gestacional são:

- Apresentar excesso de peso antes de engravidar (se tem 20% ou acima do seu peso ideal)

- Se apresenta açúcar na urina

- Se tem tolerância baixa à glicose ou valores de glicemia alterados em jejum

- História familiar de diabetes

- Bebé anterior com mais de 4,100 Kg

- Feto ou bebé morto à nascença

- Ter tido diabetes gestacional em gravidezes anteriores

Um fator importante a considerar no tratamento desta condição é sem dúvida a dieta para diabetes gestacional. Existem alguns conselhos que gostaríamos de partilhar e que devem ser enquadrados nos cuidados que o seu médico e enfermeiro lhe irá indicar.


1- Coma três refeições e três pequenas refeições (snacks) de forma regular e a horas certas todos os dias. Não salte refeições ou snacks. A ingestão de hidratos de carbono deve ser 40% a 45% do total das calorias ingeridas em que o pequeno-almoço e ceia devem conter cerca de 15 a 30 gramas de hidratos de carbono (ver alimentos para diabetes).


2 - Se sofre de enjoos matinais, coma 1 a 2 porções de cereais integrais, pão integral, bolachas integrais ou biscoitos integrais antes de se levantar da cama. Coma em pequenas quantidades e de forma frequente ao longo do dia e evite alimentos com gordura ou fritos.


3 - Escolha comidas para diabetes que sejam ricas em fibra como por exemplo pão integral,

cereais, arroz, fruta e vegetais. Todas as mulheres grávidas devem comer cerca de 20 a 35 gramas de fibra por dia.


4 - As gorduras devem ser menos de 40% de todas as calorias ingeridas em que 10% são

gorduras saturadas.


5 - Beba cerca de 1,5 litro a 2 litros de água por dia.


6 - Certifique-se que está a ingerir vitaminas e minerais suficientes durante o seu dia. Peça a colaboração do seu médico assistente ou enfermeiro para a aconselhar acerca de suplementos vitamínicos e minerais indicados durante a gravidez.


Durante a gravidez é normal que ocorra um aumento de peso, mas a crença popular de que a mulher precisa de comer por dois é completamente errada. É verdade que durante a gravidez necessita de ingerir mais alimentos ricos em nutrientes, mas de forma geral, são necessárias cerca de mais 200 a 300 calorias por dia para garantir um crescimento saudável para o seu feto. O aumento de peso varia dependendo de alguns factores como por exemplo o trimestre em que decorre a gravidez ou se é um ou dois fetos. E esse peso é repartido por várias estruturas como o próprio bebé, a placenta, o líquido amniótico, tecido mamário, volume de sangue e aumento de tamanho do útero.

Em resumo pensamos deixar aqui algumas informações que podem ajudar a mulher gravida com diabetes gestacional ou em risco de desenvolver diabetes gestacional, a controlar melhor essa condição e tronar este momento tão significativo para os pais, o mais agradável e feliz possível.


Fonte: Site DietaDiabetes.Net

Dicas de Livros - clique nos nomes


Comments


Início: Blog2
Início: GetSubscribers_Widget
Início: Contact

Deixe sua sugestão para o Blog

Suas informações foram enviadas com sucesso!

©2018 by Diabetes na Cozinha. Direitos Reservados.

bottom of page