SAIBA O QUE É JEJUM INTERMITENTE E COMO ELE PODE AJUDAR DIABÉTICOS.
- Diabetes na Cozinha
- 22 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2019
Se você está pensando em emagrecer, possivelmente você já ouviu falar do Jejum Intermitente. Ele vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.

Aqui, vamos analisar o uso dessa modalidade de jejum em relação a pessoas com Diabetes, seus cuidados e vantagens. Então, seja bem vindo e que essas informações sejam úteis para você.
O QUE É O JEJUM INTERMITENTE?
O Jejum Intermitente, tem como fundamento a ingestão de apenas duas refeições diárias, regrado a muita água. Mas, podendo ser ingerido líquidos como café e suco de limão.
COMO ELE FUNCIONA?
O jejum se da no intervalo de 16h(horas) de uma refeição para outra. Exemplo; se você jantar às 20h da noite, sua próxima refeição acontecerá as 12h do dia seguinte, totalizando 16h de intervalo. Durante esse intervalo você deve ingerir muito líquido, água a vontade. Podendo também, em alguns casos, ingerir café e suco de limão. Porém, ambos SEM AÇÚCAR.
Esse tipo de jejum está ganhando muitos adeptos devido à preferência de poder comer mais, mesmo que apenas duas vezes ao dia, do que ficar comendo pequenas porções durante todo o dia. "O jejum intermitente tem-se mostrado tão eficaz como a dieta tradicional, pois o mais importante é o quanto você come e não quantas vezes você come", observa. "Por isso, é fundamental também não exagerar nessas duas refeições". Relata o Endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, o Dr. Antonio Roberto Chacra.
JEJUM INTERMITENTE ALIADO A DIABETES TIPO 2
Sendo o mais comum, cerca de 90% dos casos, a Diabetes Tipo 2 tem no Jejum Intermitente um excelente aliado. Pois, não só por ajudar a perder peso, o jejum intermitente funciona como tratamento da resistência à insulina (condição que eleva o risco do Diabetes Tipo 2).
MAS ATENÇÃO! Para pessoas com o diagnóstico de Diabetes Tipo 1, o Jejum Intermitente passa a NÃO SER RECOMENDADO. Pois, ao passar várias horas sem comer, o paciente com o Tipo 1 pode ter uma crise de Hipoglicemia (situação quando o nível de glicose no sangue fica muito baixo).
POSSO FAZER O JEJUM INTERMITENTE?
Recomenda-se sempre procurar um especialista médico antes de se iniciar um Jejum Intermitente. Pessoas com tendência à Hipoglicemia, caso do Diabetes Tipo 1, insuficiência hepática, insuficiência renal e anorexia nervosa, por ficar horas sem comer, podem ter queda de açúcar no sangue, o que passa a ser perigoso.
Hipoglicemia, os sinais que merecem atenção são;
· Tremedeira.
· Suores e calafrios.
· Irritabilidade.
· Confusão mental.
· Visão embaçada.
· Tontura.
· Taquicardia (coração batendo mais rápido que o normal).
CONCLUSÃO
Hoje em dia, as dietas e jejuns estão sendo muito procuradas, mas cabe reforçar que;
Cada indivíduo pode reagir diferente a mesma dieta. Por isso, antes de iniciar uma dieta ou algum método de jejum, procure por acompanhamento e orientação médica.
A nossa saúde agradece.
SE ESSE ARTIGO FOI ÚTIL PARA VOCÊ, CONHECE ALGUÉM QUE SERIA RELEVANTE ESSAS INFORMAÇÕES OU VOCÊ ACHA QUE MAIS PESSOAS DEVERIAM SABER ISSO, COMPARTILHE E AJUDE MAIS PESSOAS QUE POSSAM TER DUVIDAS.
FONTE DE PESQUISA: Site do Hospital Sirio Libanês – aba (Sua Saúde) link do site: http://bit.ly/2BNLy7X
Comments